Carros da Fiat têm menor custo de manutenção!

O CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) anunciou a criação do Índice de Manutenção Veicular (IMV), um ranking inédito que permitirá aos consumidores e às seguradoras comparar veículos de uma mesma categoria no que se refere aos custos da manutenção mecânica recomendada pela montadora. O IMV passa a ser uma grande referência para quem deseja encontrar modelos de veículos com manutenção mais barata.

Para o estudo, o Índice de Manutenção Veicular (IMV) analisou, inicialmente, os 45 modelos mais vendidos no país no último ano, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Esses veículos foram avaliados quanto ao custo de manutenção mecânica conforme dados fornecidos pelo fabricante. E o estudo analisou os componentes de rodagem e segurança que devem ser substituídos ao longo dos primeiros 100 mil quilômetros rodados. Ao final, os veículos foram classificados em uma escala de pontuação que varia de 10 a 60 pontos, dependendo do valor do custo de manutenção. Nessa classificação, quanto menor o IMV, menor é o custo de manutenção mecânica do veículo.

O cálculo do índice é baseado em uma fórmula que soma os custos dos componentes das manutenções preventiva e preditiva e os custos de mão de obra. Esses custos são levantados para cada modelo analisado até os 100 mil quilômetros iniciais.

Para Alessandro Rubio, coordenador técnico do CESVI, a criação do índice é um marco para a companhia. “O IMV passa a ser um forte indicador dos melhores custos de manutenção mecânica para quem presta o serviço e, principalmente, para o consumidor, que terá mais subsídios para escolher o modelo que mais se adequa ao gosto e também ao bolso”, afirma.

Os campeões da manutenção

Segundo o CESVI BRASIL, os veículos mais bem classificados no primeiro ranking do Índice de Manutenção Veicular, em ordem alfabética, são:


CELTA 1.0 CHEVROLET 20

ETIOS SEDAN 1.5 TOYOTA 20

FIORINO 1.4 FIAT 20

GOL 1.0 VOLKSWAGEN 20

UNO 1.4 FIAT 20

ETIOS HATCH 1.5 TOYOTA 20

GOL 1.6 VOLKSWAGEN 20

GRAND SIENA 1.4 FIAT 21

PALIO 1.0 FIAT 21

PALIO 1.4 FIAT 21

SAVEIRO 1.6 VOLKSWAGEN 21

STRADA 1.4 FIAT 21

VERSA 1.6 NISSAN 21

VOYAGE 1.0 VOLKSWAGEN 21

VOYAGE 1.6 VOLKSWAGEN 21

Sobre o CESVI Brasil

Fundado em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária e veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e também para a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), um conselho internacional de centros de pesquisa com os mesmos objetivos.

Para conhecer as atividades do CESVI, acesse www.cesvibrasil.com.br, e também acompanhe as novidades pelo Twitter, Facebook, e YouTube em: www.twitter.com/cesvibrasil, www.facebook.com/cesvibrasil e www.youtube.com/user/cesvibrasil


Featured Posts
Recent Posts