Cuidados com o assoalho de seu veículo

25.02.2015

Não é raro se deparar com um buraco na estrada, ou descuidar-se e não avistar uma lombada e não conseguir frear a tempo, raspando o fundo do carro. Depressões no asfalto, objetos nas rodovias e desatenção na hora de conduzir o veículo são as principais causas de danos no assoalho do carro. Mas com alguns cuidados simples, você pode minimizar esses problemas.

 

Buracos

 

Triste presença constante nas estradas brasileiras, buracos causam danos nos pneus, nas rodas, desalinhamento da geometria da suspensão e podem até afetar a dirigibilidade, conforme afirma Diogo Wallbach Marty, engenheiro da qualidade da indústria automobilística

Quando não for possível desviar de um buraco, o engenheiro aconselha que o melhor é passar de frente, ao invés de tentar desviar: “Passando apenas com metade do pneu corre-se o risco de se criar uma bolha de ar no pneu, o mesmo risco que se corre quando estaciona no meio fio com metade do pneu sobre ele. Enfrentar um buraco de frente também é a melhor maneira de proteger o assoalho”, aconselha.

 

Obstáculos e freios

 

Diante de obstáculos – tanto buracos como lombadas – o uso do freio deve ser usado com responsabilidade. Caso o motorista não tenha visto a lombada, por exemplo, o ideal é ultrapassar o obstáculo sem estar com os freios acionados: “Assim você garante que a suspensão estará erguida e evita o comum raspão na parte inferior do meio do carro”, aconselha o engenheiro.

 

Corrosão no assoalho

 

Outro problema frequente no assoalho de veículos é a corrosão. Embora a partir da década de 80 os veículos venham com bom anticorrosivo, alguns agentes, como infiltrações, rachaduras e soldas podem contribuir para que o assoalho se deteriore.

Uma boa dica para proteger seu veículo é instalar o protetor de cárter, que serve para proteger dos choques mais comuns contra o solo, como em garagens, rampas entre outros. “O proprietário deve estar sempre atento. Por exemplo, se numa colisão do assoalho com o solo escutar um barulho metálico muito forte é bom averiguar, porque pode ser que tenha raspado e isso pode causar uma futura corrosão”, alerta o engenheiro.

Outros sinais que o motorista também deve estar atento são manchas no assoalho, que podem indicar infiltrações de água: “Se há umidade é porque está entrando água. Se entra água, vai levar a uma corrosão”. Atenção redobrada nunca é demais.

Please reload

Featured Posts

FIAT MOBI - solução inteligente para o dia a dia.

15.04.2016

1/5
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

DOURADOS    (67) 3416-3939 Av. Marcelino Pires, 5675

Vila São Francisco

PONTA PORA  (67) 3437-3200

Rua Marechal Floriano, 1442 

Centro

Veja também:

Copyright © 2015 - Grandourados Veículos - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: Agência Integre